quarta-feira, 17 de março de 2010

Deusa Ártemis. Deusa da lua e da caça.


Ártemis conhecida pelos romanos como Diana, era a Deusa da caça e da Lua, como Deusa da Lua ela é conhecida com portadora da luz, como deusa da caça, das crias e dos animais não domesticados.
Enquanto deusa da caça e da lua Ártemis era a personificação do espirito feminino independente.

O arquétipo que ela representa possibilita a uma mulher procurar seus próprios objetivos num terreno de sua própria escolha.
Como deusa virgem Ártemis era imune a apaixonar-se, não foi raptada nem violentada como Perséfone e Deméter e nunca foi metade de um par marido e mulher.

Como arquétipo da deusa virgem, Ártemis representa um sentido de integridade, uma em si mesma, ou seja, uma atitude "sei cuidar de mim mesma" que permite a mulher agir por conta própria.

A mulher Ártemis é prática, atlética, aventureira. Aprecia a cultura física, a solidão, a vida ao ar livre e os animais.

Dedica-se à proteção do meio ambiente, aos estilos de vida alternativos e às comunidades de mulheres.
Artemis não se destaca muito no mundo moderno. A cidade não é "sua praia". Quando ela é encontrada no meio urbano, ela é tímida, reservada.

Curtir festas e multidão não é algo que lhe interessa. A energia vigorosa que captamos em Artemis entretanto, não é mental, provém do seu corpo ágil e atlético, que adora envolver-se fisicamente nos projeto que desenvolve.
A mulher Ártemis tem a tendência a permanecer firme a respeito de suas causas e princípios.

A mulher-Artemis, mesmo depois de idosa, manterá o corpo ativo, cheio de energia e muito bem conservado.
Igual a sua irmã Atena é apta a viver perfeitamente bem sem os homens.

Ambas representam o tipo de mulher que já nasce com fortes qualidades "masculinas".

Atena teria a " cabeça fria" e Artemis o corpo rijo e perfeito. A maioria dos homens não conseguem acompanhar o estilo ativo e atlético de Artemis.

A energia arquétipa desta deusa aflora com maior força na adolescência. Ela começa a se identificar com as atividades, atitudes e maneiras de vestir dos meninos.
Dada a sua natureza de amante da liberdade, fica difícil saber quem ela é. Internamente ela se sente perplexa com a transformação de seu corpo e tenderá a escondê-lo com camisas soltas.

A vaidade exagerada de suas irmãs Afrodite e Hera só lhe inspira desprezo.
A chaga de Artemis envolve a solidão a que é relegada.

Seu amor à liberdade a tornam difícil de ser aceita como mãe, esposa ou profissional, estilos que pertencem a Deméter, a Hera e Atena.

Na verdade ela tem repúdio por valores e formas adotadas pela sociedade convencional.

A mulher-Artemis tende a escolher ser totalmente reclusa e muito solitária, por não conseguir adaptar-se a sociedade patriarcal que valoriza os esteriótipos femininos cujos os valores são aparência ditada pela moda.

7 comentários:

  1. Olá meu nome é lourena li o post da artemis e achei supimpis demais...vou fazer um trabalho ^^
    Serei eu a Artemis vc me deu uma grande ideia brigada...
    me add no msn:lorilourena@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. O-o Eu amo d+ a Ártemis e tenho q fazer um trabalho sobre ela e isso esclareceu muita coisa, gostei mto do post

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu estou pesquisando sobre Ártemis para um trabalho de Mitologia e preciso saber, se você puder me ajudar ... Me dizendo, qual/quais religião/crença/fé acreditam em Ártemis ? Vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  4. eu queria saber se tem qlguma personagem mulher na hitoria dela

    ResponderExcluir
  5. Uau!super legal,meu nome é Diana e não gostava muito do meu nome mais agora que descobri mais sobre to achando muito legaaaaal

    ResponderExcluir